IV Concurso de Redação da Seduc na Feira Pan-Amazônica do Livro

Foto: Ana Claudia Reis

Foto: Ana Claudia Reis

Foto: Ana Claudia Reis


*     *     *


SEIS ALUNAS SÃO AS GANHADORAS DO CONCURSO DE REDAÇÃO DA SEDUC

por Jimena Felipe Beltrão


O entusiasmo marcou a cerimônia de premiação dos vencedores do IV Concurso de Redação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), evento do Espaço Educação na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, que premiou seis alunas. "Uma experiência para a vida toda", assim Melissa Pereira Ferraz, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Poranga Jucá e segunda colocada do Ensino Fundamental, classifica a oportunidade de participar do concurso em que o tema da redação foi "Escola: espaço de construção de amizade".

A Escola Poranga Jucá também levou o terceiro lugar do Ensino Fundamental com a premiação de Sarah Marinete Alves de Brito. Tanto Melissa como Sarah tiveram orientação da professora Cristina Rodrigues. O nível das redações foi muito bom, segundo Luiz Miguel Queiroz, da Diretoria de Ensino Infantil e Fundamental (Deinf). "Nossos alunos têm potencialidades e capacidades desde o Ensino Fundamental", disse ele em sua saudação. "O tema da fraternidade na escola estimula a colaboração entre todos", concluiu.

"Premiar é reconhecer o mérito, os talentos dos estudantes e seus professores", afirmou José Seixas Lourenço, secretário de Estado de Educação, na cerimônia. "A presença da Seduc na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro demonstra a capacidade e as condições de realização que temos para transformar o Pacto pela Educação em realidade. Se para muitos, aumentar o Índice de Desenvolvimento Educacional (Ideb) em 30% é uma ambição, nós sabemos que, em cinco anos, é possível transformar a realidade da Educação no Estado, graças ao empenho da equipe", declarou Seixas Lourenço.

Para ele, a premiação de talentos da escrita expressa um clima em que não há lugar nem para o desânimo, nem para o pessimismo. "A aceleração da aprendizagem passa pelo incentivo à leitura e a capacidade de se expressar através da escrita. Essa é a bandeira do Pacto pela Educação do Pará".

No Ensino Médio

Franciney Palheta, diretor de Ensino Médio e Educação Profissional (Demp), destacou a importância da redação, em particular para os candidatos ao Enem. O tema "Nem, nem: nem estuda nem trabalha" permitiu que "os jovens lançassem um olhar para a cidadania", afirmou.

Um projeto denominado "Leitores Escritores" incentiva o hábito da leitura e da escrita entre alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Avertano Rocha. Para o professor João Jorge, que orientou Danielly Torres Silva, 2º lugar do Ensino Médio no concurso, cada aluno tem o potencial de ser um escritor e é na Biblioteca Escolar que a comunidade acadêmica trabalha. Só da Avertano Rocha foram 28 participantes no concurso.

Da cerimônia de premiação participaram, ainda, Arilene Piedade, Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Seduc; Aldo Queiroz, do Grupo de Gestão Estratégica do Pacto pela Educação do Pará; George de Castro, coordenador de Ensino Médio e Profissionalizante; e Socorro Fayal, Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Justo Chermont.

Diretores, gestores e professores orientadores prestigiaram alunos premiados no evento, que lotou o estande da Seduc, no último dia da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.


*     *     *


PACTO PELA EDUCAÇÃO E PREMIAÇÃO ENCERRAM ATIVIDADES DA SEDUC NA FEIRA DO LIVRO

por Jimena Felipe Beltrão


Com palestra sobre as metas e os investimentos do Pacto pela Educação do Pará, proferida pelo secretário adjunto de Ensino, professor Licurgo Brito, e a premiação de seis alunos vencedores do concurso que está em sua quarta edição, a Secretaria de Educação conclui, neste domingo, 8, as atividades do Espaço Educação e do estande instalado na praça principal do Hangar Centro de Convenções.

Licurgo Brito, apresentou, para plateia de professores, gestores e interessados que se reuniram numa das salas de multimeios no Hangar, projetos para melhoria da qualidade da educação do Pará e que integram o Pacto pela Educação.

Com meta de aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento Educacional (Ideb) em cinco anos, o Pacto conta com recursos nacionais e internacionais da ordem de US$ 350 milhões. O esforço reúne iniciativas de aceleração da aprendizagem, de incentivo à leitura, de utilização de tecnologia da informação aplicada à educação, entre outros desafios.

Outra atividade da programação neste domingo, 8, é a premiação de alunos vencedores do concurso de redação que a secretaria promove há quatro anos. A cerimônia será realizada a partir das 16 horas, no estande da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro. São três alunos de ensino fundamental e três de ensino médio os premiados.

O tema da redação para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) foi "Escola: espaço de construção de amizade". Já para o Ensino Médio (1º ao 3º ano), o tema foi "Nem, nem: nem estuda nem trabalha". Foram mais de 60 os participantes. Os selecionados serão premiados na tarde deste domingo, 8, no estande da Seduc, na praça central da Feira do Livro, pelo secretário de Educação de Educação, José Seixas Lourenço.

Os premiados

Na etapa do Ensino Fundamental, em 1º lugar, Clayane Valéria R. Lavareda, aluna da professora Ivone dos Ramos Ribeiro, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fernanda Souza Oliveira; em 2º lugar, Melissa Pereira Ferraz, aluna da professora Cristina Rodrigues; e, em 3º lugar, Sarah Marinete Alves de Brito, aluna de Cristina Rodrigues. O 2º e 3º lugar são da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Poranga Jucá.

O 1º lugar na etapa do concurso do Ensino Médio foi Jéssica Mendes Miranda, aluna da professora Márcia Miranda, da Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata; em 2º lugar Danyelle Torres Silva, aluna do professor João Jorge, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Avertano Rocha; e, em 3º lugar, Nayana Cristina da Silva Santos, aluna da professora Eracylda Pessoa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Justo Chermont.

Os dois principais prêmios são tablets, da marca Navcity NT-1711, com processador dual core, tela 7 polegadas, câmera, wi-fi, android 4.2 jelly bean, memória RAM 512MB, memória interna 4GB expansível até 32GB.

As redações foram avaliadas por uma comissão composta por professores previamente escolhidos pela Secretaria Adjunta de Ensino da Seduc, para cada uma das subcategorias (Fundamental II / Ensino Médio). A comissão avaliadora levou em consideração os critérios de: criatividade e originalidade do texto; adequação obrigatória ao tema e ao gênero; presença de ideia central e ideias secundárias, com argumentação consistente, pertinência, suficiência e relevância; propriedade e variedade de vocabulário; clareza de ideias e coesão; correção ortográfica, sintática e pontuação, e higiene e organização do trabalho, legibilidade, margens regulares, parágrafos e ausência de rasuras.


*     *     *


SEDUC PREMIARÁ VENCEDORES DO CONCURSO DE REDAÇÃO

por Silvia Leão


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) premia neste domingo (8), às 16 horas, na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, os vencedores do quarto concurso de redação, promovido entre estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém como forma de fomentar a criatividade, a originalidade e o raciocínio na produção de textos. A premiação terá a presença do titular da Seduc, José Seixas Lourenço.

O concurso é destinado aos alunos dos ensinos fundamental e médio. No ensino fundamental, que teve a participação de 16 estudantes, o tema foi "Escola: espaço de construção de amizade"; no ensino médio, que teve 52 participantes, o tema foi "Nem, nem: nem estuda nem trabalha".

No ensino fundamental, ficou em primeiro lugar Clayane Valéria Lavareda, aluna da Escola Estadual Fernanda Souza Oliveira. O segundo lugar foi Melissa Pereira Ferraz, e o terceiro, Sarah Marinete Alves de Brito - ambas são estudantes da Escola Estadual Professora Poranga Jucá. No ensino médio, a primeira colocada foi Jéssica Mendes Miranda, da Escola Estadual Magalhães Barata. O segundo lugar ficou para Danyelle Torres Silva, da Escola Estadual Avertano Rocha e o terceiro lugar foi para Nayana Cristina da Silva Santos, da Escola Doutor Justo Chermont.

Os estudantes que participaram do concurso foram previamente inscritos pelos professores a partir de formulário disponível no site da Seduc, no período de 23 a 30 de maio deste ano. O aluno podia participar com apenas uma redação. Os textos foram avaliados por uma comissão composta por, no mínimo, três e, no máximo, cinco professores, previamente escolhidos pela Seduc, para cada uma das subcategorias.

A escolha dos primeiros colocados do concurso levou em consideração os seguintes critérios: criatividade e originalidade do texto, adequação obrigatória ao tema e ao gênero, presença de ideia central e ideias secundárias, com argumentação consistente, pertinência, suficiência e relevância, propriedade e variedade de vocabulário, clareza de ideias e coesão, correção ortográfica, sintática e pontuação, e higiene e organização do trabalho, legibilidade, margens regulares, parágrafos e ausência de rasuras.


*     *     *


Reportagem do jornal O Liberal:

Comentários

Postagens mais visitadas