domingo, 3 de junho de 2012

Petrobras faz 2 concursos por ano e terá 22.000 vagas até 2015


Petrobras… Muitos são os comentários que ouvimos diariamente sobre esta empresa: Maior empresa Brasileira, Líder mundial na exploração em águas profundas, Investimentos bilionários nos próximos anos…
Mas um está diretamente relacionado com os interessados em Concursos Públicos: Sua capacidade de gerar empregos parece não se esgotar! 
São pelo menos dois concursos anualmente, isso desde 2007!

E não são empregos de qualquer tipo pois,  além dos salários, estão inclusos benefícios como: assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar) e benefício farmácia; Plano de Previdência Complementar (opcional); Participação nos lucros e/ou resultados; auxílio-creche ou auxílio-acompanhante (somente para empregada); auxílio-ensino (pré-escolar, ensinos fundamental e médio); incentivo ao ensino superior para filhos de empregados entre outros.
Como fazer para poder entrar nesta empresa? A mesma admite seus funcionários por Concurso Público Nacional, extremamente disputado, com uma média de mais de 100  candidatos por vaga. Por isso o planejamento é o primeiro passo. O segundo passo, essencial, é segurar a ansiedade inerente ao desejo de passar no concurso.

Para cumprir estes dois passos iniciais é importante conhecer algumas informações importantes:
- Que a Petrobras planeja ter um efetivo de 76 mil empregados até o fim de 2015. Para isso a empresa vai abrir 22 mil vagas nos próximos anos pois hoje tem menos de 60 mil funcionários e vários vão se aposentar;
- Que desde 2010 a Petrobras abre, regularmente, dois concursos por ano, quase sempre organizados pela Cesgranrio;
- Que existem cargos que são oferecidos regularmente e que o conteúdo programático das provas dos mesmos tem muito pouca alteração.
Por isso, não se desespere se você não fez ou não passou no concurso realizado no último dia 06 de maio.
No seu planejamento você deve levar em consideração que a preparação para o concurso da Petrobras não se encerra com o final do primeiro concurso. Podemos encarar como um processo de preparação em que o objetivo vale a pena e cujo primeiro passo é escolher um cargo para concorrer.
Vamos apresentar cinco cargos, com seus requisitos de formação e remuneração, e que tem sido oferecidos regularmente (inclusive no último, citado acima).
São eles:
ADMINISTRADOR(A) JÚNIOR (Necessário curso superior em Administração); TÉCNICO(A) DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JÚNIOR (nível médio); TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR(Nível técnico);
TÉCNICO(A) DE PERFURAÇÃO E POÇOS JÚNIOR(Nível técnico);
TÉCNICO(A) DE PERFURAÇÃO E POÇOS JÚNIOR (Nível técnico).

As remunerações variam entre R$2.896,02 a R$6.388,31.
Cabe destacar que o cargo de Técnico de Administração e Controle Júnior é o único entre estes cinco cargos que tem como requisito apenas a conclusão de curso de nível médio. Os demais exigem curso superior ou um curso técnico específico.
Uma ampla variedade de cursos técnicos é aceita nos demais cargos técnicos, ampliando o número de possíveis inscritos. Para o cargo específico de Técnico de Operação Júnior são aceitos os cursos de Análises Químicas, Automação Industrial, Eletricidade e Instrumentos Aeronáuticos, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Manutenção Automotiva, Manutenção de Aeronaves, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Petróleo e Gás, Petroquímica, Plásticos, Química, Refrigeração e Climatização ou Sistemas a Gás.
Veja agora as vagas que tem sido abertas para estes cargos desde 2010:
ADMINISTRADOR(A) JÚNIOR (204 vagas);
TÉCNICO(A) DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JÚNIOR (138 vagas;
TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR (305 vagas);
TÉCNICO(A) DE PERFURAÇÃO E POÇOS JÚNIOR (215 vagas
TÉCNICO(A) DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIÇOS JÚNIOR (162 vagas).
Os concursos do segundo semestre já devem começar sua divulgação ainda em junho/julho. Aqueles interessados devem começar a se preparar desde já. Conhecer os editais e provas anteriores e saber quais as exigências mais comuns é um bom início.

Nenhum comentário: