Aprenda a calcular suas férias
Você pode ainda não saber, mas suas férias são calculadas de acordo com o tempo de trabalho na empresa. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quem possui carteira assinada tem direito a 30 dias de férias depois de completar 12 meses na mesma organização. Caso a folga não seja possível logo após esse período, a empresa deve liberar o funcionário para as férias nos 11 meses seguintes ou terá de pagar a ele o dobro da remuneração.Em algumas situações, as férias de 30 dias são divididas em dois períodos. Um deles não pode ser menor que 10 dias seqüenciais. A lei também permite ao empregado “vender” 10 dias das férias à empresa e assim convertê-los em dinheiro.
Descontos e vencimentos Além do salário base, é necessário saber quanto tempo de trabalho o empregado possui desde o vencimento das últimas férias. Se esse período for de 12 meses, ele receberá o valor integral das férias, acrescido de 1/3 de abono. Se inferior, receberá proporcionalmente, ou seja, 1/12 por mês trabalhado. No pagamento são descontados as contribuições ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e o Imposto de Renda.
Prazo de pagamento
De acordo com a legislação, as férias devem ser pagas em até dois dias antes do início do descanso. O empregado deve assinar a quitação do pagamento, documento em que aparece a data de início e de término das férias. As empresas já têm um modelo formatado, mas é sempre bom checar se as datas e os valores estão corretos.
Data para as férias A lei não estipula dia da semana para início ou término das férias. Por isso, o empregador pode definir datas de acordo com seus interesses. A regra não é válida para trabalhadores menores de 18 anos, que podem ajustar o período de descanso do trabalho às férias escolares. Os familiares que trabalham na mesma organização também podem ter férias na mesma ocasião.

Comentários

esteblogminharua disse…
Pessoal, o blog está legal, mas as férias acabaram!!
Nao há nenhuma novidade para postar no blog sobre o retorno as aulas?? Vamos dizer o que a escola tem planejado para este semestre?
Franz
esteblogminharua disse…
Participem do concurso de blog. Veja no blog do NTE. Franz
Rz disse…
Caros colegas,
Gostei do "jeitão" do Blog da escola. Que pena que não esteja atualizado! Estou curiosa para saber como estãoa s coisas após a volta às aulas!
Concordo com o prof. Franz, vamos postar!
Abs calorosos, Rosistela
Que legal este blog!Pena que não fizeram mais nenhuma postagem!
Este comentário foi removido pelo autor.
Obrigada! pela participação professores franz e Rosistela, realmente o blog precisa ser atualizado, porém nós temos também nosso site www.avertanorocha.com.br/avertano que levou muito tempo para ser organizado, mas vamos dar um pouco mais de atenção para o nosso blog daqui pra frente.

Postagens mais visitadas