Empoderamento Feminino - Judiciário na Escola 🕊

Sistema Judiciário na Escola 

Dialogando sobre violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha
Palestrante Pedagoga Ryani Freitas (TJE)
Profs: Ana (SOC) , Bernadete (BIO)
Turma: 101 e 106 


OBS: atividade realizada após o fim da semana do empoderamento, pois foi reagendada.

    O processo de criação da lei Maria da Penha exigiu tempo e luta dos movimentos de mulheres do país. Até a década de 1980, não havia instrumentos legais de proteção contra a violência contra a mulher no Brasil.

    Isso começou a mudar na década de 1970, graças a um forte movimento de grupos de mulheres que saíram às ruas com o slogan “Quem ama não mata”, denunciando a violência que sofrem, quando os primeiros passos foram dados.

    As primeiras ações governamentais para enfrentar a questão da violência ocorreram após a redemocratização do país, quando foi criada a primeira delegacia especializada no atendimento à mulher, em 1985.

    Na década de 1990, ressurgiram os movimentos sociais de mulheres, especialmente os feministas, reivindicando métodos e medidas mais vigorosas no combate à violência e à discriminação contra as mulheres.


Momentos da palestra:

Profa. Ana e  Ryani

    PAZ EM CASA

    Os eventos alusivos à 23ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, através da Coordenadoria Estadual de Mulheres em Situação de Violência Doméstica do TJPA (Cevid), ainda acontecem na capital, Região Metropolitana de Belém e Comarcas do interior.




Comentários

Postagens mais visitadas